Massa choux, recheada com cremoso de chocolate com café, creme de doce de leite e chantilly.
Ingredientes
Leite integral
Sal
Açúcar refinado
Manteiga sem sal
Farinha de trigo
Ovos
Café em grãos
Leite integral
Gema pasteurizada
Açúcar refinado
Gelatina
Chocolate ao leite
Manteiga sem sal
Leite integral
Creme de leite fresco
Doce de leite
Açúcar refinado
Leite integral
Creme de leite fresco
Leite em pó desnatado
Dextrose
Açúcar refinado
Glucose
Liga neutra
Gema pasteurizada
Modo de Preparo
Choux:
Misture e peneire a farinha e o cacau em um papel manteiga
Em uma panela, acrescente a água, o leite, a manteiga, o açúcar e o sal e deixe a manteiga derreter, esperando que a mistura ferva.
Apague o fogo e acrescente os secos de uma vez e misture bem rapidamente com uma espátula até que a massa se desgrude da panela e forme uma bola.
Volte a ligar o fogo em fogo médio e cozinhe por mais um minuto para secar bem a massa, movendo e misturando a massa constantemente.
Passe a massa para um bowl da batedeira e mexa com a raquete em velocidade baixa por aproximadamente três minutos, para que a massa esfrie.
Incorpore os ovos um pouco de cada vez e espere que se integre à massa antes de acrescentar mais ovos. Quando os ovos são bem incorporados, obtém-se uma massa de estrutura lisa, homogênea e brilhante. Assim que chegar a essa estrutura, pare de bater.
Transfira a massa para um bowl, cubra com plástico filme em contato e leve para refrigeração por duas horas.
Decorrido esse tempo, coloque a massa na manga com um bico Wilton 6b e, em um tapete de silicone, faça bastões longos e firmes, um ao lado do outro, e congele.
Passado o tempo de congelamento, corte os bastões, acertando primeiramente as pontas, e depois corte em bastões de 12cm cada.
Coloque as éclairs em um tapete de silicone e, por cima, o craquelin cortado.
Asse em forno a 190° por 15 minutos e depois a 170° por mais 15. Passado o tempo de assar, abra a porta do forno e deixe-a aberta por 10 minutos
Cremoso de chocolate e café:
Em uma panela, ferva a infusão de café e o leite integral. Verta sobre as gemas previamente misturadas com o açúcar refinado, homogenize bem e volte ao fogo, cozinhando até 84°C.
Despeje a mistura sobre a massa de gelatina e o chocolate ao leite. Misture bem, adicione a manteiga sem sal e homogenize com o auxílio de um mixer de mão
Creme de doce de leite:
Prepare um banho maria invertido
Aqueça o leite, o creme de leite e o doce de leite. Enquanto isso, bata as gemas e o açúcar até obter um creme claro e fofo em ponto de fita.
Despeje um terço da mistura de leite (certifique-se de que não esteja fervendo) na tigela com as gemas. Bata até obter uma estrutura homogênea.
Despeje essa mistura em uma panela e leve-a ao fogo baixo. Cozinhe, mexendo sem parar, até que a mistura engrosse e cubra as costas da colher (a temperatura deve chegar de 82°C a 84°C).
Retire o creme do fogo e passe por uma peneira fina para dentro de uma tigela mergulhada no banho-maria invertido, para que esfrie rapidamente.
Guarde-o na geladeira em recipientes herméticos e use em até dois dias.
Sorvete de leite:
Coloque o leite, o creme de leite, o leite desnatado e as gemas na panela e mexa bem para dissolver a dextrose e o leite em pó.
Leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até atingir 40°C.
Enquanto a mistura é aquecida, mescle num bowl o açúcar com a liga neutra, adicionando à mistura quando ela atingir 40°C. Mexa bem e mantenha no fogo médio.
Continuar mexendo a panela, de vez em quando em fogo médio, até atingir 85°C (a partir dos 70°C, mexer sem parar).